Perguntas

1. O que é o Bora Fazer?

Bora Fazer é um conjunto de serviços de arquitetura, destinado para clientes residenciais e comerciais na cidade do Rio de Janeiro. Iniciado em 2017 como um serviço para reforma de interiores, recente reuniu todos os serviços de projeto de arquitetura dos Arquitetos da Felicidade

2. Que serviços são oferecidos no Bora Fazer?

A atual estrutura de serviços oferecidos pelo Bora Fazer são essas:

  • Bora Fazer Decoração de Interiores
  • Bora Fazer Reforma de Interiores
  • Bora Fazer Projeto Arquitetônico para Obras
  • Bora Fazer Plantas para Legalização
  • Bora Fazer Gerenciamento Total
  • Bora Fazer Consultoria e Assistência Técnica

Cada segmento busca atender uma necessidade diferente para cada tipo de demanda ou projeto, opções mais simples ou mais completas, para todos os tipos de orçamento

tabela
Tabela comparativa dos serviços Bora Fazer
 3. O que é o Bora Fazer Decoração de Interiores?

Bora Fazer Decoração de Interiores são serviços voltados ao ambiente já construído e sem necessidade de obras de reforma. O arquiteto vai ao local, faz as medições do ambiente para elaborar um projeto conceitual expresso do ambiente, com especificamos os itens de mobiliário, cores e decoração com praticidade, beleza e conforto. Ao final são entregues os desenhos, especificações e orçamento do ambiente decorado, bem como serviços opcionais de consultoria.

 4. O que é o Bora Fazer Reforma de Interiores?

Bora Fazer Reforma de Interiores são serviços voltados ao ambiente já construído, no qual são previstas obras de reforma. Da mesma forma que o serviço para Decoração de Interiores, o arquiteto vai até o local, faz as medições do ambiente, incluindo as medidas de mobiliários e louças existentes, visando uma melhor precisão no estudo a ser feito.

No mesmo dia o arquiteto e o cliente fazer a composição do projeto através de croquis e elevações com o esboço da ideia, a ser aprovado no mesmo dia. Logo após a aprovação o projeto é enviado para a fase de produção das imagens e do orçamento total.

Ao final são entregues os desenhos, especificações e orçamento do ambiente decorado e da mão de obra para execução da reforma com fornecedores indicados, bem como serviços opcionais de consultoria.

 

5. O que é um “projeto conceitual expresso”?

Um projeto conceitual expresso é um desenho arquitetônico que ilustra de forma simplificada uma ideia do arquiteto para a sua reforma ou decoração, de acordo com os elementos construtivos e decorativos enviados pelo cliente ou levantados no local. Nós enviamos algumas vistas em croquis tridimensionais para realizar a ideia visando a viabilidade do custo da obra.

6. Vocês entregam ao final quantas opções de estudo?

Para cada aquisição estaremos entregando um único estudo do ambiente, considerando as informações aprovadas conforme croquis presencial. Para cada novo estudo, o cliente deverá contratar outra ideia.

7. Eu posso pedir alteração no estudo enviado?

Caso o estudo tenha sido aprovado e precise de pequenas modificações internas (troca de revestimento, pisos, ou dimensões de móveis), serão feitas somente após a aprovação do orçamento total e contratação da fase da obra com a equipe dos Arquitetos da Felicidade.

8. O que é o Bora Fazer Projeto Arquitetônico para Obras

Bora Fazer Projeto Arquitetônico para Obras é o conjunto de serviços necessários para a elaboração de um projeto arquitetônico completo para a execução da obra de arquitetura, indicado para os casos onde o cliente deseja contratar sua própria mão de obra de execução.

Neste caso, inclui os serviços de reforma de interiores e ao final são entregues os projetos arquitetônicos para execução. Não inclui neste caso a legalização junto à Prefeitura, orçamento e indicação de mão de obra de execução (opcionais)

9. O que é o Bora Fazer Plantas para Legalização

Bora Fazer Plantas para Legalização é o conjunto de serviços necessários para a legalização da edificação construída ou para obtenção de licença de obras junto à Prefeitura do Rio de Janeiro.

Neste caso, inclui os serviços de levantamento, fornecimentos de plantas e documentação técnica para dar entrada no processo junto à Prefeitura, suporte na tramitação até a obtenção da licença de obras (no caso de início de construção) e do Habite-se. Não inclui neste caso o detalhamento executivo para obra orçamento e indicação de mão de obra de execução (opcionais)

 

10. O que é o Bora Fazer Gerenciamento Total?

Bora Fazer Gerenciamento Total é o conjunto completo de serviços de arquitetura, reunindo todos os serviços anteriores, desde a concepção até a execução. Inclui com legalização junto à Prefeitura, orçamento de mão de obra, detalhamento do projeto executivo e supervisão da obra.

11. O que é o Bora Fazer Consultoria e Assistência Técnica?

Bora Fazer Consultoria e Assistência Técnica é o serviço de visita para assessoria e assistência técnica especializada em arquitetura, projetos e obras. Este serviço é recomendado se você necessitar de um relatório técnico ou serviços pontuais de acompanhamento e fiscalização, sem necessidade inicial de projetos ou obra

12. Como faço para agendar o atendimento presencial?

Assim que for efetivada a compra, nós enviaremos nossas opções de datas disponíveis para o agendamento presencial. De acordo com a data e a localidade, será indicado o nome do arquiteto responsável e a previsão de horário para a visita.

13. Que tipo de orçamentos virão junto com o projeto de decoração, reforma ou obras?

Serão enviados os orçamentos de mão de obra e serviços necessários e forneceremos um memorial descritivo de todas as atividades planejadas, considerando serviços de construção, demolição, pintura, revestimentos cerâmicos, revisão das instalações elétrica, hidráulicas, ar condicionado, gás, marcenaria, móveis planejados e demais serviços que forem necessários.

Além disso será incluído todos os serviços de gerenciamento e supervisão das equipes, com o suporte técnico dos Arquitetos da Felicidade, incluindo entrega de novos desenhos para a obra e ajustes para a execução.

14. Como vocês atuarão durante a obra total?

Assim que o orçamento for fechado, fornecemos o planejamento das atividades, suporte no levantamento de lista de materiais, especificação e quantitativo de materiais, o cronograma de execução, definimos as responsabilidades e acompanhamos a obra. A supervisão do arquiteto será feita a distância ou presencialmente, de acordo com a necessidade e etapa da obra.

 

15. Comprando um projeto expresso, eu sou obrigado a aceitar os orçamentos que forem enviados?

De forma alguma! Com a ideia e o orçamento na mão, você tem total liberdade de verificar outros preços de arquitetos e empreiteiros de obra. Você pagou pela ideia e ela passa a ser sua, afinal é o seu imóvel!

16. Vocês acompanham a obra se eu contratar outra equipe de execução?

Nós acompanhamos obras somente de equipes de construção homologadas pelos Arquitetos da Felicidade, pois é preciso que sejam pessoas capacitadas a executar conforme a nossa metodologia de projeto expresso. Mas caso você tenha um fornecedor de serviços à indicar, peça que o mesmo entre em contato conosco.

17. Quem são os Arquitetos da Felicidade?

Somos uma equipe multidisciplinar de arquitetos, administradores, projetistas que desde 2012 é inconformada com a ideia de arquitetura é coisa para quem tem dinheiro sobrando. Conheça-nos em www.arquitetosdafelicidade.com.br